Menu
Home Latest News Menu
News

Techno de Berlim é oficialmente adicionado à lista de patrimônio cultural da UNESCO

Mudança pode trazer vantagens sociais e econômicas para os clubs de Berlim

  • Mixmag Team
  • 14 March 2024
Techno de Berlim é oficialmente adicionado à lista de patrimônio cultural da UNESCO

O Techno de Berlim foi oficialmente reconhecido pela UNESCO como patrimônio cultural imaterial na sequência de uma campanha para proteger o seu estatuto.

A decisão surge depois de um coletivo de DJs, organizadores de festivais e fãs terem feito campanha para garantir o estatuto da cena techno de Berlim, com receios de que a cultura não sobreviveria sem ela.

O techno de Berlim foi agora adicionado à lista do património cultural imaterial (ICH) na Alemanha desde 13 de março, juntamente com cinco outras entradas, incluindo montanhismo, vinho de frutas e um desfile bávaro chamado Kirchseeoner Perchtenlauf.

A Rave The Planet começou a pressionar as autoridades alemãs para oficializar o status de patrimônio cultural imaterial do techno berlinense em 2021, apoiado por Matthias Roeingh, também conhecido como Dr. Motte, o DJ que fundou a Love Parade.

A campanha para garantir o seu estatuto seguiu-se a relatos de que cerca de 100 clubes em Berlim fecharam na última década.

🥳 We did it! 🎉 #TechnoCulture in Berlin is officially recognized as Intangible Cultural Heritage! Congratulations to...

Posted by Rave The Planet on Wednesday, March 13, 2024

"Conseguimos!" anunciou Rave The Planet ontem. “Parabéns a todos os criadores culturais que moldaram e contribuíram para a cultura techno de Berlim.”

“Um grande obrigado a todos os envolvidos que estiveram conosco nesta jornada desde a ideia inicial de Hans Cousto em 2011. Agradecimentos especiais ao Comitê de Especialistas em Patrimônio Cultural Imaterial da Comissão Alemã da UNESCO!”

Rave The Planet chamou isso de “marco” para a cultura da dance music em Berlim. O Spiegel observou que o techno berlinense pode ser a “tradição mais jovem” adicionada à lista de tradições culturais alemãs.

A medida poderá trazer vantagens sociais e econômicas, relata o The Spiegel, na esperança de tornar mais fácil para aqueles que pretendem abrir e manter discotecas em Berlim, proporcionando acesso a subsídios e financiamento governamentais.

“Este é mais um marco para produtores de techno, artistas, operadores de clubs e organizadores de eventos de Berlim”, disse ontem a Clubcommission de Berlim nas redes sociais.

Após a sua adição à lista, Claudia Roth, Ministra de Estado da Cultura, disse que a cultura techno de Berlim representa “valores como diversidade, respeito e cosmopolitismo”.

Apesar do seu papel fundamental na criação do género, o techno de Detroit ainda não foi reconhecido pela UNESCO – enquanto a antiga casa da discoteca The Warehouse em Chicago, o berço da house music, foi oficialmente reconhecida como um marco cultural nos EUA.

Read UNESCO’s full statement about Berlin techno here.

Photo (main): shotbystanley

Load the next article
Loading...
Loading...