Menu
Home Latest News Menu
Lists

8 produtoras do cenário nacional para conhecer este mês

No mês das mulheres conheça as faixas e os talentos feminino que seguem embalando as pistas.

  • Mia Lunis
  • 7 March 2024

O mês de março chegou para conscientizar, conectar e enaltecer o talento e a luta das mulheres em todas as esferas e com ele nossa Playlist Mensal dedicada a elas.

Dizem as más línguas que o ano só começa em março, após o carnaval e a ressaca e já que as más línguas falam, daremos a essas línguas algo bom para falar sobre: A potência necessária da perspectiva ligada ao feminino para o cenário eletrônico nacional.

Seguindo a saga do número 8 que simboliza o poder e que marca o ano de 2024 reunimos 8 faixas que exemplificam a multiplicidade do que é ser mulher.

Mulher é arte, um grito que ecoa dentre as notas musicais ressignificando as memórias de tempos difíceis nos trazendo luz, inspirando, apoiando e se multiplicando para que cada vez mais vozes e sons sejam inteiramente escutados e compreendidos.

No comando da nave mãe: URANNIA, Marye, Curol, From House To Disco, Nihanna, Pricila Diaz, Flavya e BINARYH.

Confira!

URANNIA

URANNIA é o nome do projeto da brasiliense Ludmila Maciel, DJ e produtora musical que carrega em suas obras influências dos gêneros Melodic Techno e Progressive House e vem ganhando destaque global por produções sólidas que se conectam com os ouvintes.

Com suportes de Øostil, Miss Monique, BLANCAh, Mila Journée, entre outros, a artista conquistou notoriedade dentro e fora dos palcos.

Atual artista residente do UP Club, palco oficial do festival Universo Paralello, a produtora traz performances cativantes e sonoridades potentes e consolidou-se como um dos nomes a se guardar no cenário eletrônico.

‘Closer’, produzida por Hopper e Carlos Pires, ganhou uma versão explosiva para as pistas pelas mãos de URANNIA. A faixa contempla uma sequência ardente de beats que envolvem e transcendem o público e já foi abraçada com os suportes de Mila Journée e Øostil (Afterlife).

A artista entrega uma lufada de ar fresco para o cenário com um remix digno das melhores pistas mundiais.

MARYE

Marye, DJ e produtora paulista, carrega em seu histórico lançamentos imponentes e momentos únicos nos quais sua musicalidade comandou pistas renomadas como D-Edge, Caos, Xxxperience, entre outras.

Sua competência, carisma e bagagem sonora a levou a dividir palco com nomes como Artbat, Charlotte de Witte, Lilly Palmer, entre outros grandes nomes do cenário atual.

Sob mentoria de mestres como Andre Salata, Thomas Gruetzmacher e Magal, Marye construiu uma identidade sonora sensível e carregada no groove, entregando uma perspectiva envolvente e avassaladora para o Techno.

Um grande exemplar do talento de Marye é a faixa ‘Opala’, abraçada pelo catálogo da gravadora Transensations Records.

‘Opala’ vem de mansinho nos ouvidos como um sussurro e embarca os ouvintes em um transe envolto em synths bem elaborados e uma melodia marcante, fazendo valer a pena cada minuto de escuta.

BINARYH

Os DJs e produtores Camila e Rene constituem a união de duas forças complementares que possuem a mesma intensidade, aplicados ao sistema sonoro traduzido como BINARYH.

Camila Giamelaro começou a produzir em 2015, oferecendo sua perspectiva de pista para as faixas de Rene, ambos viram um potencial criativo na parceria e iniciaram o projeto.

Como força feminina do duo, Camila carrega em sua arte a inspiração de uma das artistas mais importantes do cenário e verdadeira fonte de autenticidade, Bjork.

BINARYH faz parte do prestigiado time da Afterlife, lançando 'Seyfert' e ‘Activated’ nas tradicionais compilações da gravadora italiana e se apresentando nos eventos da label ao redor do mundo.

No Brasil, a dupla se apresentou nos principais clubs do país e já prestigiou clubs e festivais importantes na Alemanha, China, Grécia, Argentina, Bolívia, Colômbia, Líbano, Espanha e Inglaterra.

Arte, tecnologia, música e a conexão com a história como parte fundamental do que nos torna seres criativos chega em tradução sonora em uma homenagem a Ada Lovelace, cujo legado inovador ecoa na fusão de arte e tecnologia, sintetizados na faixa: ‘Lovelace’, novo single assinado pelo BINARYH e lançado pela DECØDED.

Augusta Ada Byron King conhecida como Condessa de Lovelace e também como Ada Lovelace, foi uma matemática e escritora inglesa. Hoje é reconhecida principalmente por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, a máquina analítica de Charles Babbage.

Durante o período em que esteve envolvida com o projeto de Babbage, ela desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica. Por esse trabalho é considerada a primeira programadora de toda a história.

A sinfonia digital de ‘Lovelace’ transcende a mera cadência, evoluindo para uma explosão de synths distorcidos com uma pegada robótica.

A narrativa se entrelaça com a visão da visionária matemática, onde cada nota é uma declaração codificada, uma expressão de algoritmos da imaginação.

CUROL

Com uma fusão única de elementos orgânicos e House Music, Curol emerge como uma figura proeminente no Afro House brasileiro, notabilizando-se por uma abordagem inovadora e revolucionária no cenário musical feminino.

A artista figura por três anos consecutivos no Future of Dance pela 1001Tracklists e foi reconhecida com o prêmio de 'Melhor DJ' em 2021 pelo WME Awards (Women's Music Event).

Curol conquistou seu espaço nos palcos de festivais renomados como: Rock in Rio, Lollapalooza, Tomorrowland e Zamna Tulum, este último a convite do crew Keinemusik e ganhou destaque ao ser support act para Black Coffee durante as duas últimas turnês do DJ sul-africano pela América do Sul.

Com mais de 5 milhões de streamings no Spotify, Curol fez história ao ser a primeira mulher brasileira a lançar pela renomada gravadora britânica All Day I Dream, alcançando o Top 1# no gênero Organic House no Beatport com seu remix para a música ‘Nocturne’, de Dimitri Nakov.

A faixa que ganhou as pistas mundiais, conquistou os ouvintes e integra nossa playlist tem uma levada carregada de groove, sofisticação e leveza, provando que os sonhos podem ser sintetizados em música e mostra que Curol veio para ficar.

PRICILA DIAZ

A trajetória da DJ, produtora e ativista cultural Pricila Diaz é marcada por seu laço estreito e sólido com a música.

A artista já esteve nos palcos de eventos renomados como Tricks & Tracks no ADE em Amsterdam, DGTL, Warung Tour e também fez passagens marcantes por clubs emblemáticos como o Laroc, Café De La Musique, D-Edge, Caos, Gate 22 e a residência da festa Soulshaker.

Com toda essa energia, ela vem mostrando uma rápida ascensão na cena e já começa a colecionar apresentações importantes e lançamentos expressivos.

Pricila divide com maestria o seu tempo e suas ações para conduzir essa diversidade que faz parte da sua rotina. Com o lançamento da faixa ‘Wnn Know’, a produtora atingiu o Top #23 do Hype Minimal/ Deep Tech e o Top #21 Bass House Releases com a track ‘Quem é’.

A produtora conquistou o suporte da DJ francesa Chloé Caillet no imponente Circoloco e através da faixa ‘Mistérios’, a produtora deixa evidente uma sonoridade séria e ao mesmo tempo versátil que traduzem nas pistas sua identidade.

Com uma batida distinta, ‘Mistérios’ toma os ouvidos no alcance de um play e conquista os ouvintes com sua pegada despretensiosa, solta e bem orquestrada, fazendo a pista voar com a leveza de uma ave de rapina.

NIHANNA

Do Tocantins para os palcos icônicos do cenário eletrônico, Nihanna despontou com sua musicalidade espiritual e nomádica, um reflexo de sua filosofia de vida.

Dona do selo Mística Sounds, seu nome segue em destaque pelos palcos do Laroc, Amazon Club, Greenvalley e como artista residente do palco UP Club do Universo Paralello.

Nihanna entregou lançamentos importantes para o cenário através da gravadora renomada Café De Anatolia e uma das faixas que reforça a atmosfera vibrante e lúdica da produtora é ‘Garden’, que de imediato a colocou sob os holofotes internacionais.

A faixa embarca seus ouvintes em uma poderosa jornada musical, equilibrando sons de pista, tons terrosos e flautas que remetem os ventos do deserto, fazendo o público viajar sem sair do lugar em uma imersão esotérica e sensorial.

FROM HOUSE TO DISCO

From House To Disco, como o próprio nome diz, é uma celebração à liberdade e à diversidade compreendidas entre os universos da house e da disco music.

No comando do projeto sonoro estão Lívia e Bruna que celebram mais de 10 anos com a música prestigiando palcos de eventos e clubs importantes como Selvagem, Rara, Time Warp (BR), Gop Tun, D-Edge, Caos, Amsterdam Dance Event (ADE), Rock in Rio Lisboa, Piknic Électronik, Lollapalooza, entre outros.

Com lançamentos autorais figurando em catálogos de selos como Massa Records de Renato Cohen, COCADA Music comandada por Leo Janeiro e Diversall de Ella de Vuono, a dupla alcançou suportes de nomes como Palms Trax, Job Jobse, Jamie Jones, Yuksek, Valentina Luz e Eli Iwasa.

A faixa ‘Ode’ lançada pela Massa Records é uma das obras que exemplifica bem o que é a sonoridade de From House To Disco.

A track movimenta os embalos noturnos nos fronts das principais pistas nacionais e traz um gancho matador oldschool que celebra a House Music em sua mais pura forma. ‘Ode’ sintetiza a história de uma das vertentes mais imponentes do cenário musical atual se fazendo necessária na nossa playlist.

FLAVYA

Uma das especialidades da DJ e produtora Flavya é conectar mundos musicais de Nova Iorque a São Paulo. Com seu estilo eclético, dinamismo e um tom multicultural, ela tem misturado ritmos tradicionais com foco na música brasileira, latina e dance music por mais de uma década.

Flavya já cativou palcos de projetos importantes nos Estados Unidos e Brasil como Ecstatic Dance Floripa, Dance Beyond, Coala Festival, Sounds in the City, Heavy House, Nublu Jazz Fest, entre outros.

A jornada musical de Flavya é um testemunho de sua dedicação à arte do DJ e sua missão de compartilhar a alegria e o ritmo dela com a vida e um belo exemplar disso é seu remix para a faixa ‘Yemamaya’, produção composta em parceria entre LUIZGA e iZem.

‘Yemamaya’ nos leva a um fim de tarde na praia com os amigos embalada a conversas filosóficas e risadas sinceras. Com uma batida leve e notas dedilhadas na guitarra, a faixa ganha o espaço com sua atmosfera iluminada e de vibe leve e gentil.

É perceptível o toque delicado de Flavya permitindo que a obra ganhe força em suas mãos, entregando ao público uma verdadeira aula com seu remix.

Fotos: Divulgação

Mia Lunis é curadora, redatora e assistente de edição da Mixmag Brasil - siga no Instagram.

Next Page
Loading...
Loading...